Marcelo Torca
Cultura e Arte!
Capa Meu Diário Textos Áudios E-books Fotos Perfil Livros à Venda Prêmios Livro de Visitas Contato
Textos
Piano Marcelo Torca

Estudar, treinar, tocar piano, é uma rotina, um desafio, uma dedicação a um instrumento musical, o qual a técnica nunca para de ser adquirida. Sempre há o que aprender, uma nova interpretação, uma nova pausa, um novo momento de apertar as teclas, e demorar um pouco para soltar. Isso faz a diferença, assim como a velocidade, a maneira de compreender a música com rapidez, com energia e tomando o cuidado para não embaralhar o som e o seu sentido.

Qual o sentido?

Essa é uma questão a qual sempre me pergunto, pois passa por uma interpretação, tem um fundo histórico, de quem fez a música, como e por que, se é minha ou de outro compositor(a), e de qual período. Como estamos passando por um período atípico, uma Pandemia causada pelo Corona Vírus, Covid 19, certamente, as músicas desse perído irão requerer uma atenção especial, pois o sistema de vida mudou, e vai mudar ainda mais após essa Pandemia.

Ainda há muitas incertezas, dúvidas, muito medo, o que causa insegurança, mexendo com a autoestima, que acaba refletindo na música, e como o músico perdeu um pouco da própria capacidade de ganhar o seu sustento, já que eventos com público estão impossibilitados, acaba se tornando uma arte maior e mais desafiadora em manter-se vivo e tendo como se sustentar financeiramente, o que leva a concluir, que a atividade musical não pode ficar mais restrita a apenas fazer música para eventos com público, ela tem que estender para outros setores, e vai ser preciso criar espaços na mídia, de forma geral, para ter como se sustentar, e isso vai implicar em grandes mudanças, vai ser preciso reformular a profissão, e lembrar que todo músico é: Compositor, Arranjador e Intérprete.

Para o músico exercer as funções de compositor, arranjador e intérprete, necessita de infraestrutura, conhecimento, e a internet vai ser uma das principais fontes de trabalho, para acessorar em praticamente tudo, até conseguir vender o seu produto e receber pelo seu trabalho. São novos desafios, e que já estão aí, provocados por essa Pandemia, que mudou o Planeta da noite para o dia, sem aviso prévio, com omissão de Governos, que não nos instruíram sobre o que poderia acontecer, deixaram a tragédia chegar, e agora temos que reestruturar, e preparar para novas Pandemias, e aí a preciosa ferramenta de trabalho, a internet, será cada vez mais fundamental do que nunca!







Pianista Marcelo Torca, um Yamaha P45, tendo obras de Flávia Cristina, a tela Ipê Roxo e do Codo, Clodualdo Turcato, com Francisco, trabalho sobre madeira, a Galinha, pintura em papel, e a Família.

Há também o trabalho digital de Codo encomendado por Marcelo Torca, Cosmáquila, número 1 e número 2.




 
Marcelo Torca
Enviado por Marcelo Torca em 18/04/2020
Alterado em 18/04/2020
Comentários