Marcelo Torca
Cultura e Arte!
Textos
Campeonato de Notas Musicais e Acordes
Acontece juntamente com o FIMT, é anual.

Regras
 
1. Notas nas Linhas e Espaços
 
                            Utilizando os tabuleiros, é preciso ocupar as notas nas linhas e espaços, quem fizer isso primeiro ganha, são cinco linhas e quatro espaços, e é preciso informar o nome da nota ou figura no caso da percussão, ao errar, passa a vez. A percussão pode ter no mesmo lugar, variações nas indicações. Podem ser usados 5 pinos, 10 ou 15.
 
 
2. Sequência das Notas
 
                            Quem formar primeiro uma sequência de oito notas, ganha, é preciso identificar cada nota colocada, ao errar, passa a vez. A sequência é entre linha e espaço. Utilize os Tabuleiros. Um dado será usado.
 
 
3. Formando Acordes
 
                            Quem formar cinco acordes primeiro ganha, não pode repetir o nome, para formar um acorde, basta unir três sons diferentes. No caso da Percussão, não vai formar acordes, mas vai unir três sons diferentes. Utilize os Tabuleiros.
 
 
4. Valores das Figuras
 
Semibreve
4
 
Mínima
2
 
Semínima
1
 
Colcheia
0,5
 
Semicolcheia
0,25
 
Fusa
0,125

 
                            Utilizando os tabuleiros, utilize os pinos com as figuras rítmicas, após o sorteio, coloque o pino na pauta e fale o nome da nota, acertando, os pontos valerão, após 4 figuras, é só fazer a conta, e quem tiver a soma maior, ganha. O sorteio pode ser através dos dedos, cada um coloca uma quantidade que queira de dedos de uma mão, e segue-se a sequência das figuras rítmicas acima, onde parar, é a figura que se deve escrever. Ou então, pode-se utilizar dados, o menor número é a fusa, e seguido a ordem dos números, sendo que o maior número dado é a semibreve.
 
 
 
 
5. Compasso de Seis, Quatro, Três e Dois Tempos
 
                            Ganha o jogo quem tiver a maior quantidade de notas, De 1 a 4 compassos, fica a escolha, cada participante vai colocar os pinos das notas nos compassos, sendo que não pode ultrapassar o número de 12 notas, não pode repetir mais do que 3 vezes a mesma figura, os erros são punidos com a perda dos pontos da nota errada, e é preciso que forme o tempo indicado. O compasso é uma divisão rítmica da música, e vai de uma barra a outra. Os compassos deverão ser indicados pelas barras de compasso.
 
 
6. Compondo Música
 
                            Ganha quem compor uma música de 8 compassos, e que tiver a maior soma e maior quantidade de notas. O limite por compasso é de 12 notas, não podendo repetir a mesma figura mais do que 3 vezes.

Acesse: https://www.clubedeautores.com.br/book/250460--Campeonato_de_Notas_Musicais_e_Acordes?topic=eletronica%3Cscript+type%3D#.WpO7o7ynEps






Marcelo Torca
Enviado por Marcelo Torca em 26/02/2018
Alterado em 26/02/2018
Comentários