Marcelo Torca
Cultura e Arte!
Textos
                    A reciclagem já faz parte da vida do brasileiro, alguns ainda não aperceberam-se disso, mas é vital para a economia do país, assim como, para manter a natureza mais saudável. Da árvore se faz papel, e antes a derrubar mais uma, é importante reciclar, evitando também o acúmulo em lixões, onde a lotação é um problema sério, sem falar sobre a contaminação do solo. Esse papel além de precisar ser melhor utilizado, há a necessidade de uso racional, sem desperdícios, utilizando-o quando realmente necessário. 
                    Não só papel é reciclável, plástico, metais e vidros também o são, esse material precisa chegar a indústria dos reciclados, sem a separação do que é lixo pelas pessoas, fica praticamente impossível recuperar algum material, é necessário essa parceria, e nas casas está o maior potencial, é lá onde que devidamente vai acontecer o primeiro passo para reciclar. Não é complicado, mas precisa de organização, o melhor seria ao jogar o lixo, ter sacos ou recipientes diferenciados, assim seria mais cômodo. 
                    Nem sempre há coleta seletiva, às vezes é necessário procurar quem atua nesse campo de trabalho, além de deixar a cidade mais limpa e preservar a natureza, a reciclagem gera empregos, alguns bem sucedidos. Já é realidade a cooperativa de catadores, onde com a união, é possível ter condições de trabalho melhor. Mas ainda, é necessário a participação de cada cidadão, da sua consciência em lutar pela preservação do meio ambiente, fazendo a separação do seu lixo. 
                    Tudo que for papel, papelão, plástico, vidro, metal é reciclável, mas depende de seu valor, pois existem inúmeros produtos, e cada qual tem o seu lugar certo para reciclar, assim papel branco e colorido, são processos de reciclagem diferentes, assim como o papelão. Com o plástico não é diferente, as garrafas PET passam por um processo diferente dos plásticos das sacolinhas de supermercado. 
                    As escolas poderão fazer a diferença, pois é na educação, a maior aliada para decididamente implantar a reciclagem em todo território nacional. Há resistências em fazer a separação seletiva, e o motivo é que dá trabalho, mas com projetos educacionais, é possível fazer a mudança. Não será um caminho fácil, mas necessário, não podemos brincar com o desequilíbrio ambiental, a natureza já deu mostras do que é capaz, agora depende que cada cidadão faça a sua parte. 
                    Outro ponto importante a ser discutido, é sobre a localização das indústrias de reciclagem, vai ser necessário ter um planejamento para fazer o recolhimento de material, evitando um gasto muito grande em frete. Atualmente, as indústrias localizam-se nas grandes cidades, próximas a Capitais, ou a própria, fazendo com que alguns produtos recicláveis com pouco valor, sejam descartados, pois não compensam fazer o seu transporte. Não se pode esquecer, que há geração de volume, e nem sempre o peso é equivalente, por isso que papelão é sempre bem valorizado e as garrafas PET, mas sacolinha de supermercado tem pouco valor.
Marcelo Torca
Enviado por Marcelo Torca em 08/02/2007
Comentários