FIMT 2019 número 2
FIMT 2019 número 1
n1 05. Ressurreição, Concerto para Piano e Orquest
n1 10 Concerto para piano e orquestra Natal e Ano No
n1 11 Concerto para piano e orquestra Natal e Ano No
n1 12 Concerto para piano e orquestra Natal e Ano No
n1 13 Concerto para piano e orquestra Natal e Ano No
n1 15 Xosam Bai Nova: Desenrolando
n1 16 Xosam Bai Nova: Nas Alturas
n1 18 Xosam Bai Nova: Aperreado
n1 21 Xosam Bai Nova: Ele Esteve
n1 23 Xosam Bai Nova: Nevretyliux
“Por mais de trinta anos vivendo na Europa, Fabio Luz distingue-se como um dos pianistas brasileiros mais completos e mais apreciados nas várias nações onde desenvolve a sua atividade concertística e didática. Foi durante dez anos diretor artístico do Instituto Verdi da cidade de Asti.” Musica in piemonte, edt, 2013, pag. 51.
Considerado pela crítica internacional como um dos melhores intérpretes da sua geração, membro do júri de importantes concursos internacionais, dentre os quais os de Hamburgo (2013), Genebra, Casale Monferrato -“Soliva”, Lagonegro, o de Composição ICOMS de Turim, etc., Fabio Luz atuou sob a regência de Ligia Amadio (com a Orquestra Sinfônica Nacional) no 3º Concerto de Villani-Côrtes), Guilherme Bernstein (no Concerto em sol de Ravel no 2º de Rachmaninoff com a Orquestra Sinfônica de Barra Mansa – Rio de Janeiro, Mozart com a Orquestra Sinfônica da Unirio - Sala Cecília Meirelles - abril de 2017, Gabriel Rhein-Schirato - 2018)), além de Baciu, Conta, Oschanitzky, Celibidache, von Abel, Peyretti, Farias, Real, Ostergren, Andreescu, Nanut, João Maurício Galindo (Ravel - en sol, Mozart K466 - Tatuì 2014, 2017), Mathauser, Noheil,Semolini, Dênis Vieira, em recitais e concertos no “Teatro Regio”, no Auditorium RAI, no “Circolo degli Artisti” e no Conservatorio “Verdi” de Turim, nos Festivais “Piemonte in Musica”, “Torino Settembre Musica”, junto à Società del Quartetto di Bergamo, na Bienal de Veneza, na Villa Medici “Il Vascello” em Roma, no Conservatório de Bern, no Festival de Konstanz, no Gasteig de Munique (Sala Carl Orff), no Teatro São Carlos de Lisboa, no Lisinsky de Zagreb, etc., além de quase todas as mais importantes salas de concerto brasileiras, de norte a sul, contando cerca de mil concertos realizados. Recentemente apresentou-se na Musikschule Konstanz, no Pianofest de Hamburgo, na série Fazioli – La Gioiosa Musa em Treviso, na Sala Jardel Filho – Centro Cultural São Paulo, no Auditorio Orpheus de Turim, na Sociedade de Eubiose em São Paulo e no Conservatório de Tatuí – Teatro Procópio Ferreira.
No âmbito do cinema tem atuado em produções para Torino Film Festival (Italia), Syros International Film Festival (Grécia), Grupo Cinema Estação (Rio de Janeiro), Centro Cultural e Cinemateca Brasileira (São Paulo) em espetáculos como Cinema antigo com piano ao vivo, Sinfonia Urbana – ambos sob a direção de Jacob Moe.
Seu imenso repertório compreende as obras integrais de Debussy, Ravel - ele é Mestre em Música Francesa pela Université Musicale Internationale de Paris . No Brasil sua discografia é produzida pela L’Art– Rio de Janeiro, e seu último CD è dedicado aos 4 Scherzos e 4 Improvisos de Chopin, reeditado na Itália em 2009. Vittorio Viggiano Editore publicou de Fábio Luz o Álbum para a juventude“Il Giardino degli Angeli”, e ainda em 2010 uma coletânea de Doze peças célebres transcritas por ele para piano solo.
Desde o Primeiro Prêmio do Concurso Nacional da Bahia em 1977, seguido do Prix International Debussy na França em 1978, ao mais recente Prêmio da Associação Paulista de Críticos de Arte – “Melhor Recital do Ano”, grande parte de sua atividade tem sido dedicada à divulgação de obras de autores contemporâneos (Almeida Prado, Dusan Bogdanovic, Claudio Gregorat, Osvaldo Lacerda, Nílson Lombardi, Willy Merz, Michel Philippot, Marcus Siqueira, Edmundo Villani-Côrtes …) muitas das quais são escritas para ele e cuja análise tem sido tema de conferências, seminários e master classes na Europa, nos Estados Unidos e no Brasil – ele é professor regularmente convidado pelas universidades de São Paulo (USP, UNESP, UNICAMP), Curitiba (Universidade Positivo), Rio de Janeiro (Escola de Música da UFRJ), Kansas, Iowa, Freiburg, Turim, etc. De 2003 a 2011 suas master classes tiveram lugar no Castello di Cortanze (Italia). A partir de agosto de 2013 seu curso de aperfeiçoamento e excelência em piano tem lugar no âmbito do Festival del Golfo de San Marco di Castellabate (Salerno). Coordenador a partir de 2006 do departamento de piano da Escola Superior “Città della Musica e del Teatro” em Penne (Pescara) é desde 2010 presidente da Fundação Franz Liszt, com sede na França.
Performance:
Répertoire essentiel pour piano seul
(XXe et XXIe s.) fréquenté par Fabio Luz
ALFONSO Javier Metamorfosis
sobre un tema de Ravel (1976)
ALMEIDA PRADO J.Antonio Cartas Celestes n.9
"O céu do Brasil nas 4 estações" (1999),
Toccata da Alegria, etc.
Fabio Luz en compagnie des illustres compositeurs Osvaldo Lacerda, Almeida Prado et Nilson Lombardi, à la Societé de Musique Brésilienne à São Paulo, août 2000
BARTOK Bela Suite op.14, Danses Roumaines, etc.
BERIO Luciano Wasserklavier, Luftklavier, Feuerklavier
BERNSTEIN Guilherme Sonata n.3, Sonatinas, Choros,
BOGDANOVIC Dusan Six Illuminations (1993),
Three Ofuscations,Three Canticles, etc.
CÂMARA DE CASTRO Marcos Imitação da Água (2004), Poema del cuarto elemento (d'après Borges)
CAMARGO GUARNIERI Mozart Ponteios vv., Canção Sertaneja,
Dança Negra, Chôro torturado
COHEN Robert Galapagos Suite (2012)
DE FALLA Manuel Danse rituelle du feu, 4 Piezas Españolas,
Fantasia Baetica
DEBUSSY Claude OEuvre intégral
GERSHWIN George 3 Preludes, Promenade, Songs
GINASTERA Alberto Suite de danzas criollas
GOLEMINOV Marin Pièces pour piano
GRANADOS Enrique Goyescas
GREGORAT Claudio Etwas lüftiges, Dialogue du vent et des vagues
(1992), Quattro pezzi, Pléïades
HAHN Reynaldo Portraits de peintres (d'après les poésies de Marcel Proust)
JANÁČEK Leos Im Nebel (Sonate)
KABALEVSKY Dimitri Sonate n.3 en fa majeur
LACERDA Osvaldo Estudos, Marcha dos Passarinhos
LOMBARDI Nílson 12 Ponteios (Préludes) < OEuvre intégral
MARQUES Vitor Ensaio, Notturno, The Flatland, Miniatures
MENGOZZI Fabio Trois Études (2010), Rêverie
MERZ Willy Harmoniques d'eau (2007)
MESSIAEN Olivier Regards sur l’enfant Jésus vv.
MIGNONE Francisco Estudos Transcendentais, Congada,
Seis Prelúdios e 1/2, Lenda Sertaneja
MILHAUD Darius Saudades do Brasil
MOMPOU Federico Canciones y Danzas, Cants Mágics,
Impresiones intimas, Préludes vv.
NAZARETH Ernesto Valses, Tangos vv., Estudo
NOBRE Marlos 1º Ciclo Nordestino, Nazarethiana
PHILIPPOT Michel Variations sur un thème de Satie
sous forme d’exercice de style
POULENC Francis Pastourelle, Les chemins de l'amour, Mélancolie,
Trois pièces, Suite Française (d’après Claude Gervaise)
PROKOFIEV Sergei Sonates vv., Roméo et Juliette (Suite),
Visions Fugitives
RACHMANINOFF Sergei Préludes vv., Études-Tableaux op.39,
Variations sur un thème de Corelli, etc.
RAVEL Maurice Miroirs < OEuvre intégral
RIBEIRO Antonio Momentos n.21, 25, 26
SCHOENBERG Arnold 6 kleine Klavierstücke
SHOSTAKOVITCH Dimitri Préludes vv., Puppentänze
SIQUEIRA Marcus Transpolarivariações, Peça de Sonho,
Shortlittletime, Teclas n.6 (2006)
Cataclysm - Astrophysical Fresco in the form of a Sound Poem (2015)
SKRIABINE Alexander Sonates vv., Préludes vv., Etudes vv.,
Vers la flamme, Poèmes
STRAVINSKY Igor Oiseau de feu
VILLA-LOBOS Heitor A prole do bebê nº1, Ciclo Brasileiro,
Bachianas Brasileiras nº4, Alma brasileira,
Simples Coletânea, Cirandas, etc.
VILLANI-CÔRTES Edmundo Luz, Anfora, Prelúdios vv., etc.
WEBERN Anton Langsamersatz (transcr. par Flo Menezes),
Satz für Klavier (1906), Kinderstück
Regras do Jogo: Sequência das Notas Musicais
As notas musicais são sete, eis a sequência:
dó, ré mi, fá sol, lá si.
Ou podemos trabalhar com as letras, eis a sequência:
C, D, E, F, G, A, B.
1. Montando a Sequência das notas musicais: ganha quem conseguir montar primeiro a sequência das notas musicais. Para isso imprima o jogo de cartas, que são duas páginas, a 3 e a 4, poderá imprimir em papel comum, ou em papel vergê, recorte as cartas, embaralhe, vire com as figuras para baixo e comece a jogar, cada um tira uma carta.
2. Montando a Sequência da notas musicais com coringa: ganha quem conseguir montar primeiro a sequência das notas musicais. Mas quem tirar o coringa, poderá pegar uma carta do adversário, podendo a usar em seu jogo, ou descartando, caso já tenha. A carta coringa é a que tem o nome das Claves.
3. A Maior Carta: Ganha quem virar a maior carta, veja a tabela dos valores das figuras musicais. As figuras musicais são: semibreve, mínima, semínima, colcheia, semicolcheia, fusa.
4. A Soma: ganha quem tiver a maior soma, cada um vira uma carta por vez, sendo duas cartas, quem tiver a soma maior, ganha.
5, A Soma a 4: ganha quem tiver a maior soma, cada um vira uma carta por vez, sendo quatro cartas, quem tiver a soma maior, ganha.
6. A Sequência das Notas Musicais nas Claves: Ganha quem montar a sequência das Notas Musicais primeiro na Clave de Sol.
7. A Sequência das Notas Musicais nas Claves: Ganha quem montar a sequência das Notas Musicais primeiro na Clave de Fá.
8. A Sequência das Notas Musicais nas Claves: Ganha quem montar a sequência das Notas Musicais primeiro na Clave de Fá e na Clave de Sol.
A importância desses jogos, é aprender a ler as notas musicais.