Os bonsais recebem um nome de acordo com seu tamanho e seguem uma classificação que é determinada pela sua altura. Esta classificação é importante para os bonsaistas que querem participar de concursos e exposições. Existe variações na classificação de várias escolas de bonsai e algumas associações e federaçõe espalhadas pelo mundo seguem seus próprios padrões.
Kenshi são os menores bonsais, eles devem ter até 2,5cm de altura. Nestas miniaturas uma folha pode representar uma copa inteira.
São bonsais muito pequenos que devem ter de 3cm até 7,5cm de altura.
Das espécies de tamanho pequeno é uma das mais cultivadas em todo mundo.
Para as pessoas que acham que não podem cultivar a arte do Bonsai em seus apartamentos por motivo de espaço, eu indico o mame como uma excelente opção. Se você tiver uma janela com parapeito ou uma mesa que receba algumas horas de sol, você poderá cultivar algumas espécies. Não se engane achando que é mais fácil, a criação do Mame como a de qualquer outra escala de tamanho requer conhecimento de todas técnicas do cultivo do Bonsai. É nescessário paciência e senssibilidade para que o artista consiga representar em uma proporção tão pequena a beleza de uma árvore de grande porte.
Shohin é o bonsai de tamanho médio. Esta é a categoria onde eu mais encontrei diferenças de medidas.
Muitas escolas colocam a sua altura até 33cm. Depois de conhecer de perto em São Paulo o trabalho do amigo Charles White, cheguei em casa querendo me dedicar mais a esta proporção. Ela permite trabalhar com uma grande variedade de espécies e é um tamanho excelente e prático para trabalhar sozinho. Em um espaço bem organizado é possível cultivar muitos bonsais. Um dos tamanhos preferidos dos Japoneses, ele merece uma atenção toda especial.
Chegamos ao bonsai de porte médio.
Dai (61cm até 100cm)
As maiores árvores, também conhecidas como bonsais de jardim.
A altura do bonsai é medida da sua base (nebari), do ponto de toque no solo até o seu ápice.
Os dois extremos do bonsai ditam a sua largura.