Os vídeos de Marcelo Torca, Marcelo Morales Torcato, são produzidos por ele mesmo.
Há partituras e livros de música gratuitos de Marcelo Torca em: https://www.marcelotorca.com/.
Assim como, também há projetos gratuitos na Escola de Música MACRISAN em: https://macrisan.com/.
Fica à disposição muitos livros de música, assim como apoio para aprender música e ter oportunidade de crescimento no meio musical. Teoria e prática.
Apoio com cursos, livros, eventos musicais: Hotmart: https://www.marcelotorca.com/blog.php?idb=59430
Álbuns Musicais de Marcelo Torca: https://www.marcelotorca.com/blog.php?idb=58380
Portais de Marcelo Torca: https://www.marcelotorca.com/visualizar.php?idt=6877577
Linguagem Musical.
A música é comunicação, e por sua vez se faz de diversas maneiras, seja instrumental ou vocal, com um ou vários instrumentos, o mais importante é como se vai trabalhar a mensagem, a comunicação em si. A linguagem falada quando é cantada é mais fácil de ser compreendida, pois o ser humano a utiliza diariamente, torna-se mais fácil quando o vocabulário empregado tende a ser mais informal e tratando de temas imediatos.
A linguagem instrumental exige um pouco mais de reflexão, às vezes é mais fácil perceber a emoção do que a mensagem contida, e esta acaba sendo mais difícil de ser compreendida. Mas na música é difícil falar em lógica ou emoção, pois também é difícil prever quando uma música vai fazer sucesso e para qual geração, basta verificar a história da música.
Sem um caminho sonoro fica difícil de entender até onde a linguagem musical vai chegar, ou quais serão os limites das combinações sonoras tanto na música vocal como na música instrumental, já que músicas simples demais tem a função de resolver problemas imediatos, já as que ficarão para a história nem sempre é simples, às vezes é uma obra complexa, ou para se ter o devido reconhecimento é necessário compor ou executar algo que seja difícil.
Gostaria de chamar a atenção para os fatos mencionados acima e gostaria de sugerir um equilíbrio maior entre as classificações musicais e seus espaços, pois um compositor ou intérprete não pode fazer músicas apenas simples ou complexas, mas necessita que haja espaço para ambas, sendo vocal ou instrumental.