Textos


Jogando com Melodias e Harmonias

                                   Há várias formas de jogar esse jogo, a primeira é utilizando as folhas com pautas das claves ou da percussão, a segunda maneira é utilizar um tabuleiro, onde vai ser preciso usar pinos ou sementes para fazer a marcação. E dentro dessas duas formas há variações.
 
1. Escala: Quem formar primeiro uma sequência de oito notas, ganha, é preciso identificar cada nota colocada, ao errar, passa a vez. A sequência é entre linha e espaço. Utilize os Tabuleiros.
 
2. Formando Acordes: quem formar cinco acordes primeiro ganha, não pode repetir o nome, para formar um acorde, basta unir três sons diferentes. No caso da Percussão, não vai formar acordes, mas vai unir três sons diferentes. Utilize os Tabuleiros.
  
3. Compondo Música: Ganha quem compor uma música de 8 compassos, e que tiver a maior soma e maior quantidade de notas. O limite por compasso é de 12 notas, não podendo repetir a mesma figura mais do que 3 vezes. Use as pautas.
 
4. Compondo Harmonias: Ganha quem compor uma música de 8 compassos, e que tiver a maior soma e maior quantidade de notas. O limite por compasso é de 4 acordes, sendo que cada acorde tem o limite de 4 notas. Use as pautas.
 
5. Compondo Melodias e Harmonias: Ganha quem compor uma música de 8 compassos, e que tiver a maior soma e maior quantidade de notas, desde que a harmonia combine com as melodias. O limite por compasso é de 12 notas, não podendo repetir a mesma figura mais do que 3 vezes. Use as pautas.
 
6. Compondo para Conjunto: Escolhe-se de 2 a 5 instrumentos da OGI, compõe-se uma música de 4 compassos, a quantidade de pautas utilizadas, depende da escolha da quantidade de instrumentos musicais. Ganha quem ti ver a maior soma e maior quantidade de notas, desde que a harmonia combine com as melodias. Use as pautas.
 
EXPLICANDO.
 
Escala é sucessão de notas musicais sem repetir o nome.
 
Acorde é a união de três ou mais sons, sendo tocados de forma harmônica, ou seja, juntos. Quando se diz som, significa que duas notas do mesmo nome, mas com alturas diferentes, são duas notas mas o mesmo som. Para ter três sons diferentes, é preciso ter três nomes de notas diferentes, desde que não sejam enarmônicas.
 
Sons Enarmônicos são aqueles que têm nomes diferentes, mas o mesmo som. Tocam no mesmo lugar.
 
Harmonia são sons tocados ao mesmo tempo, juntos.
 
Melodia sequência única de notas musicais.

https://www.clubedeautores.com.br/book/228024--Jogando_com_Melodias_e_Harmonias
 
 
Marcelo Torca
Enviado por Marcelo Torca em 04/02/2017
Alterado em 05/02/2017
Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons. Você pode copiar, distribuir, exibir, executar, desde que seja dado crédito ao autor original (Marcelo Torca, www.marcelotorca.com). Você não pode fazer uso comercial desta obra. Você não pode criar obras derivadas.


Comentários