Textos


Estudando Música

Coleção Alfabetização Musical
São dois livros num só, uma publicação apenas, acompanha 2 CDs.
Livro 1: Índice.
Pauta, Pentagrama e Claves pág. 04
Tablaturas pág. 05
Lendo as Notas pág. 09
Notas da Percussão pág. 15
Levadas na Bateria pág. 16
Músicas do Folclore Brasileiro pág. 19
O Nome das Notas Musicais pág. 26
Jogo de Cartas e Tabuleiro pág. 27
Regras para o Jogo de Cartas e Tabuleiro
Na página 27 é o jogo de cartas da bateria, pode-se jogar como jogo da memória, jogo de sequência, onde quem conseguir formar trios como: bumbo, caixa, chimbal; ton 1, ton 2, surdo; pedaleira, prato de ataque, condução; ganha.
Na página 33, são dois jogos em um, sequência das notas musicais e jogo das figuras musicais, onde se pode jogar com as figuras musicais, o jogo da soma, jogo do rouba monte levando em conta os valores das figuras.
Na página 53 é um tabuleiro, onde tem que seguir a ordem numérica, cada participante tem uma oportunidade, se acertar a nota, coloca uma peça para marcar a posição.
Na página 55 é o jogo de pergunta e resposta.
Na página 57 é o jogo da memória.
Nas páginas 61, 63 e 65 tem o tabuleiro para a leitura das notas na pauta em três claves, podendo também utilizar para colocar as notas nas linhas e espaço. Funciona como um jogo, onde cada um coloca um pino no lugar da nota, falando o nome, quem tiver mais pinos, ganha.
Livro 2: Índice.
As Notas Musicais na Clave de Sol pág. 04
As Notas Musicais na Clave de Fá pág. 05
As Notas Musicais na Clave de Dó pág. 06
As Figuras Musicais para a Percussão pág. 07
Pautas na Clave de Sol pág. 09
Pautas na Clave de Fá pág. 14
Pautas na Clave de Dó pág. 19
Pautas para a Percussão pág. 24
Tabuleiro da Clave de Sol pág. 29
Tabuleiro da Clave de Fá pág. 30
Tabuleiro da Clave de Dó pág. 31
Tabuleiro da Percussão pág. 32
Regras pág. 33

https://www.clubedeautores.com.br/book/223442--Colecao_Alfabetizacao_Musical#.WGJ83tIrIps

Alfabetização Musical: A Disputa das notas Musicais
Há várias formas de jogar esse jogo, a primeira é utilizando as folhas com pautas das claves ou da percussão, a segunda maneira é utilizar um tabuleiro, onde vai ser preciso usar pinos ou sementes para fazer a marcação. E dentro dessas duas formas há variações.
1. Notas nas linhas e espaços: utilizando os tabuleiros, é preciso ocupar as notas nas linhas e espaços, quem fizer isso primeiro ganha, são cinco linhas e quatro espaços, e é preciso informar o nome da nota ou figura no caso da percussão, ao errar, passa a vez. A percussão pode ter no mesmo lugar, variações nas indicações.
2. Sequência das Notas: Quem formar primeiro uma sequência de oito notas, ganha, é preciso identificar cada nota colocada, ao errar, passa a vez. A sequência é entre linha e espaço. Utilize os Tabuleiros.
3. Formando Acordes: quem formar cinco acordes primeiro ganha, não pode repetir o nome, para formar um acorde, basta unir três sons diferentes. No caso da Percussão, não vai formar acordes, mas vai unir três sons diferentes. Utilize os Tabuleiros.
4. Valores das Figuras: Ganha quem tiver a soma maior, veja os valores a seguir:
Utilizando as folhas com pauta, a de percussão, sorteie para cada participante a figura que deverá escrever, após 4 figuras, é só fazer a conta, e quem tiver a soma maior, ganha. O sorteio pode ser através dos dedos, cada um coloca uma quantidade que queira de dedos de uma mão, e seque-se a sequência das figuras rítmicas acima, onde parar, é a figura que se deve escrever.
5. Valores das Notas e Figuras: ganha quem tiver a soma maior. Utilizando as pautas das claves, deve-se escrever 10 notas, sendo que cada nota será sorteada uma figura para cada um, as notas não podem se repetir, e se isso ocorrer, os pontos são perdidos daquela nota repetida. Mas para valer os pontos, é preciso falar corretamente o nome da nota, caso contrário, perde-se os pontos da nota falada errada.
6. Compasso de Quatro Tempos: Ganha o jogo quem tiver a maior quantidade de notas, De 1 a 4 compassos, fica a escolha, cada participante vai escrever notas no compasso, sendo que não pode ultrapassar o número de 12 notas, não pode repetir mais do que 3 vezes a mesma figura, os erros são punidos com a perda dos pontos da nota errada. O compasso é uma divisão rítmica da música, e vai de uma barra a outra. As pautas das folhas, geralmente tem 4 compassos por pauta.
7. Compondo Música: Ganha quem compor uma música de 8 compassos, e que tiver a maior soma e maior quantidade de notas. O limite por compasso é de 12 notas, não podendo repetir a mesma figura mais do que 3 vezes.

https://www.clubedeautores.com.br/book/222105--Alfabetizacao_Musical_A_Disputa_das_Notas_Musicais#.WGJ869IrIps

Coleção Inspiração
Abstrato e Labirintos
As Emoções
Au
Bm
Canções e janelas III
Correndo
Escala em Fá # Maior: Exercício 4
FTPN
Ilha Kwep
Imagens
Marcelo Torca, foto
Paisagem
Paulo Felizardo
Simples 2
Te Vi
Tocar
Ventos
W

https://www.clubedeautores.com.br/book/160812--Colecao_Inspiracao#.WGJ9RNIrIps



Marcelo Torca
Enviado por Marcelo Torca em 27/12/2016

Áudio: Rapidinho -

Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons. Você pode copiar, distribuir, exibir, executar, desde que seja dado crédito ao autor original (Marcelo Torca, www.marcelotorca.com). Você não pode fazer uso comercial desta obra. Você não pode criar obras derivadas.


Comentários