Marcelo Torca
Cultura e Arte!
CapaCapa Meu DiárioMeu Diário TextosTextos ÁudiosÁudios E-booksE-books FotosFotos PerfilPerfil Livros à VendaLivros à Venda PrêmiosPrêmios Livro de VisitasLivro de Visitas ContatoContato LinksLinks
Textos


Tempo de Piracema.

               É tempo de piracema! No Rio Paraná os esforços são grandes para preservar a desova dos peixes e manter uma determinada quantidade de indivíduos, fazendo com que aumente e não diminua. Moradores, pescadores, pessoas das comunidades à beira do rio estão mais conscientes e estão ajudando a Polícia Ambiental através de denúncias sobre pesca neste período, o qual é proibido. 
               É um grande avanço, pois precisamos preservar o ambiente e os nossos rios, não somente protegendo a desova dos mesmos, mas replantando e conservando a mata ciliar, a mata que fica à beira dos rios, impedindo que detritos invadam o leito, protegendo as margens. Mas também é necessário que uma parte desta mata possua árvores frutíferas, pois assim, os frutos muito maduros caem no rio, servindo de alimento aos peixes.
               Pesca esportiva torna-se uma realidade cada vez mais necessária, e a produção de peixes se faz necessária através de tanques-rede, onde os peixes são criados em tanques com revestimento de telas no próprio rio. É a melhor forma de proteger a quantidade de peixes de um rio, já que o mesmo é motivo de turismo, e sem peixe para pescar, não há como haver esta atividade. Por isso a pesca esportiva é necessária, neste caso o pescador fisga o peixe e logo em seguida solta-o. 
               Os preços dos peixes no mercado são altos, diferentemente do gado, a pesca ainda é uma caça, e se for revertida esta situação, já que o Brasil possui muitos rios e milhares de pontos adequados para tanques-rede, se esta produção fosse adiante, haveria mais oferta no mercado e conseqüentemente abaixaria o preço do peixe, tornando a alimentação mais saudável, inclusive.
               Preservar e buscar novas alternativas para convivência harmoniosa entre seres humanos e natureza, caso contrário, a natureza dará um jeito de eliminar os intrusos. Pense nisso, preserve e consuma produtos em harmonia com a natureza.

 

Marcelo Torca
Enviado por Marcelo Torca em 18/01/2007
Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons. Você pode copiar, distribuir, exibir, executar, desde que seja dado crédito ao autor original (Marcelo Torca, www.marcelotorca.com). Você não pode fazer uso comercial desta obra. Você não pode criar obras derivadas.


Comentários